Reino Unido cria placas de trânsito para alertar falhas do GPS

As estradas britânicas começaram a testar placas de sinalização para alertar para os riscos de confiar demais nos sistemas de navegação por satélite (os GPS)s.

Estas placas de sinalização alertam os motoristas britânicos para que desconfiem dos sistema de navegação.

Quatro placas foram colocadas na região de um ponto negro numa cidade no sul do País de Gales, onde os aparelhos electrónicos levavam os motoristas para um atalho que era apertado demais para a maior parte dos veículos, o que causava acidentes e engarrafamentos.

Em apenas seis meses, pelo menos 12 camiões tentaram apanhar aquele caminho e ficaram "entalados", o que fez com que as placas fossem criadas para um período de testes. Se elas tiverem um efeito positivo, a sinalização pode ser instalada em todo o Reino Unido.

Cerca de 4 milhões de motoristas britânicos usam sistemas de navegação por satélite, o equivalente a 12,5% das pessoas que conduzem no país.

Há relatos de motoristas que entraram em contramão ou de uma ambulância que transportou um paciente por mais de 100 km na direcção errada por causa de problemas com o sistema de navegação.

Redacção:7FM Fonte: G1/Reuters

Comentários