Pais italianos querem baptizar filho de "Sexta Feira"!

Um casal de pais italianos lutam há 15 meses nos tribunais para manter o nome do filho de Venerdi, que significa 'sexta-feira' em italiano.

Antes mesmo de o bebé nascer, os proprietários duma cafeteteria em Génova, cidade portuária no norte do país, já tinham decidido que o filho não engrossaria a lista dos milhares de Francescos, Giovannis, Robertos, Massimos, ou Giuseppes – nomes comuns na Itália.

Um dia depois do nascimento do filho, os pais o registaram-no com o nome escolhido: Venerdi.

Mas, no dia seguinte, os funcionários do cartótio avisaram que teriam de cancelar o registo, alegando que o nome poderia causar constrangimentos futuros ao menino.

Os funcionários públicos mostraram aos pais uma cópia do decreto presidencial italiano de 2000, que regulamenta os registos de nascimentos no país. Segundo os funcionários, Venerdi entraria na lista dos nomes considerados “ridículos ou vergonhosos” e, portanto, proibidos.

Apesar disso, os pais do garoto decidiram iniciar uma batalha judicial para que o nome escolhido por eles pudesse ser mantido.

A advogada do casal mencionou no recurso que outros dias da semana, como Domenica ou Sabato, que significam domingo e sábado em italiano, são comuns no país e nunca foram considerados vergonhosos ou ridículos.

Com um ano e três meses, o garoto é chamado de Venerdì por todos que o conhecem e já responde pelo nome.

Eles afirmam estar dispostos a tudo para evitar que o filho fique traumatizado, já que é chamado em família e pelo amigos de Venerdi.
Redacção:7FM Fonte: BBC Brasil

Comentários