Os 7 mitos da medicina que enganam até os médicos

Um artigo da Birtish Medical Journal rebate os principais enganos. É errado dizer, por exemplo, que ler com pouca luz estrague a vista.

“Às vezes, até os médicos se enganam”, dizem os investigadores ingleses Rachel C. Vreeman e Aaron E. Carroll num artigo publicado neste fim de semana no British Medical Journal, na Inglaterra. Segundo o estudo, muitos dos médicos sabem que precisam actualizar o seu conhecimento com frequência, mas acabam por não questionar algumas crenças populares relacionadas com a saúde.

Os principais mitos são:

  • As pessoas devem beber pelo menos oito copos de água por dia
“Não existe nenhuma evidencia médica para sugerir esta quantidade específica”, diz o artigo. Segundo os investigadores, o mito pode ter surgido em 1945, após o Conselho de Nutrição da Inglaterra, que recomendava 8 copos de fluídos por dia. A diferença é que estes fluídos incluíam frutas, vegetais, café, leite e outros líquidos. O estudo lembra que o excesso de água pode ser perigoso.
  • Apenas 10% do cérebro é usado
Normalmente creditada de forma errônea a Albert Einstein, a crença provavelmente surgiu no início do século 20, quando as pessoas queriam incentivar a população a atingir todo o seu potencial. Mas ela está longe da verdade segundo estudos recentes. Pesquisas que analisam imagens do cérebro e o metabolismo das células cerebrais apontam para a inexistência de áreas inactivas no cérebro.
  • Cabelo e unhas continuam a crescer após a morte
Impossível. O que acontece, segundo os investigadores, é que a pele da pessoa morta resseca e encolhe, o que faz com que unhas e cabelos fiquem mais proeminentes.
  • Rapar a cabeça faz o cabelo crescer mais rápido, mais escuro e menos liso
“Fortes evidências científicas negam esta crença”, diz o artigo do British Medical Journal. Um estudo realizado em 1928 de facto comparou o formato de cabelo rapado com o cabelo não-rapado para concluir que ele não cresce mais rápido, nem mais grosso. Os investigadores dizem que a aparência de ser mais escuro dá-se porque o cabelo mais recente ainda não perdeu a cor, o que acontece naturalmente com o tempo.
  • Ler com pouca luz estraga a vista
É verdade que ler com pouca luz cansa a vista, e pode diminuir temporariamente a sua capacidade, mas nenhum estudo encontrou danos permanentes na vista por causa disso.
  • Comer peru deixa as pessoas sonolentas
O estudo reconhece que muitas vezes as pessoas comem peru e sentem-se dessa forma, mas dizem que isso se dá pelo fato de a ave ser normalmente consumida em grandes banquetes e festas, especialmente de fim de ano, acompanhado de álcool e outras substâncias que podem causar sono. O estudo admite que o peru tem tryptophan, substância química envolvida no controlo do sono, mas diz que a ave tem tanto dela quanto galinhas e mesmo carnes vermelhas.
  • Telemóveis podem causar interferência nos hospitais
Nenhuma morte foi registada até agora por causa de interferência de telemóveis em equipamentos hospitalares, mas de facto já foram reportadas interferências menores e menos sérias. A pesquisa aponta, entretanto, que o uso de telemóveis pelos médicos melhora o fluxo de comunicação e pode ajudar no seu trabalho de tratar os pacientes.

Download do artigo em PDF (inglês)

Redacção:7FM Fonte: G1/Birtish Medical Journal

Comentários