Juiz mandou prender 46 pessoas por causa de telemóvel

No dia 11 de março de 2005, no tribunal local da cidade de Niagara Falls (Estado de Nova York, nordeste dos EUA), o juiz Robert Restaino presidia a uma audiência de acompanhamento de um programa contra a violência familiar, onde os participantes se deviam apresentar todas as semanas durante seis meses, geralmente sem os seus advogados.

Após pouco menos de uma hora de audiência, um telemóvel tocou na sala. Furioso, o juiz exigiu que o seu proprietário se apresentasse, ameaçando cancelar o controlo judicial de todos os presentes.

Ninguém assumiu a culpa, e o juiz ordenou a detenção das 46 pessoas presentes. Muitas foram libertadas sob fiança após algumas horas na prisão municipal, mas as 14 pessoas que não tinham conseguido pagar a sua fiança foram transferidas para a prisão do condado.

Ao fim da tarde, no meio a uma série de perguntas da imprensa local, o juiz Restaino voltou atrás e libertou as 14 pessoas detidas.

Esta terça-feira, uma comissão disciplinar que investigou a decisão, ordenou o afastamento de Robert Restaino, denunciando "um monumental e sem precedente abuso de poder".

Redacção:7FM Fonte: Terra Notícias/AFP

Comentários