Indonésio tem doença rara que lhe cria uma espécie de raízes

Um indonésio de 35 anos, sofre com uma grave doença que transformou as suas mãos e pés em aglomerados de verrugas semelhantes a raízes de árvores.
Identificado apenas como Dede, o ex-pescador começou a desenvolver essas verrugas ainda na adolescência, após sofrer um profundo corte no joelho. A doença limitou a vida de Dede, que perdeu a mulher e o emprego desde que as verrugas começaram a crescer sem parar.

De acordo com o dermatologista americano Anthony Gaspari, que está a estudar o caso de Dede, o indonésio aparentemente sofre de uma variação do vírus do HPV. O HPV, ou vírus do papiloma humano, infecta os queratinócitos da pele ou mucosas, e possui mais de 200 variações.

Uma das formas mais conhecidas de propagação da doença é pela relação sexual. Mas no caso de Dede, a doença agravou-se por um problema genético do ex-pescador: os seus anticorpos são incapazes de combater ou simplesmente deter o crescimento das verrugas.

Em depoimento ao canal Discovery - que exibe nesta quinta um documentário sobre o caso - Gaspari diz acreditar que uma severo tratamento com vitamina A pode ajudar a determinar a origem do problema. "Quero levá-lo aos EUA para estudar o caso. Nunca vi nada assim antes."

Redacção:7FM Fonte: Terra Notícias

Comentários