Peruana de 5 anos é a mãe mais jovem do mundo

Uma indígena moradora nos Andes, chegou ao hospital de Pisco no Peru muito cansada. Consigo trazia a sua pequena e tímida filha, com menos de um metro de altura e uma enorme barriga. Apontando para a criança que estava assustada a mulher implorou ao cirurgião Geraldo Lozada para que este exorcizasse os maus espíritos que a haviam possuído. Julgando que a pequena Lina Medina tinha um tumor abdominal, o Dr. Geraldo examinou-a e apanhou o maior susto de sua vida quando descobriu que ela estava grávida de oito meses.

O Dr. Geraldo levou-a para Lima, antes de efectuar qualquer procedimento cirúrgico, para que outros especialistas pudessem confirmar se Lina estava realmente grávida. Um mês e meio depois, em 14 de maio de 1939, ela deu à luz a um menino através de cesariana, que foi necessária devido à pequena pélvis da menina. O seu caso foi relatado e detalhado pelo Dr. Edmundo Escomel para La Presse Medicale, junto com detalhes adicionais de que a sua primeira menstruação havia ocorrido quando ela tinha apenas 8 meses de vida e que ela teve desenvolvimento prematuro dos seios aos quatro anos de idade. Quando completou cinco anos já apresentava alargamento da pélvis e maturação avançada dos ossos.

Lina ainda hoje é viva. O seu filho nasceu com 2,7 kg e recebeu o nome Geraldo, em homenagem ao seu médico mas veio a falecer em 1979 quando tinha apenas 40 anos de idade.

Redacção:7FM Fonte: tecnocientista

Comentários