Água do esgoto oferecida nos EUA

A água parece limpa e cristalina, mas o rótulo na garrafa diz outra coisa, bem diferente:"Ingredientes: água, material fecal, papel higiénico, cabelo, algodão, gordura rançosa, ácido estomacal e amostras de Pepto Bismol (remédio para a indigestão), chocolate, urina, óleos corporais, pele morta, resíduos químicos industriais (alumínio, cobre, zinco, chumbo, crómio, níquel, molibdênio, selénio, arsénio, prata, mercúrio), amónia, terra, sabão em pó, sabonete, creme de barbear, suor, saliva, sal, açúcar. Sem corante artificial ou preservantes. Qualquer variação no sabor e/ou cor pode ser atribuído aos feriados, preferências gastronômicas, refluxos ou problemas nas ligações de esgoto".

A garrafa de água com o rótulo "especial" é uma cortesia da estação de esgotos North Davis na cidade de Layton, nos Estados Unidos. O gerente do local, Kevin Cowan, distribui as garrafas para quem visita as suas instalações.

Cowan diz que está a tentar fazer um alerta sobre os "ingredientes" repugnantes que contaminam a água. "É uma lição sobre o meio ambiente, para que as pessoas tenham mais consciência sobre o que vai pelo ralo", disse. Ele disse que a população pode ajudar se não jogar determinados produtos no ralo, como tinta, gasolina e solventes domésticos.

O conselheiro Renny Knowlton, que representa a cidade no comité de esgotos, recebeu a garrafa num encontro recente. Para espanto dos colegas, ele abriu a garrafa e bebeu a água. Um rótulo do lado de dentro explicava: "Esta garrafa contém água pura, segura e potável."

Redacção:7FM Fonte: G1/AP

Comentários