Biólogos encontram peixe que vive em árvores

Biólogos americanos descobriram que uma espécie de peixe pode permanecer meses - ou até mesmo um ano - fora da água, a viver em galhos podres e troncos de pântanos. O Rivulus marmoratus, altera as suas funções biológicas para conseguir respirar fora de água.

Os especialistas ficaram surpresos pelo facto dessa espécie conseguir ficar tanto tempo longe do seu habitat natural. Isso acontece quando a água das piscinas de lama dos mangues localizados no Estado americano da Flórida, na América Latina e nas Caraíbas seca, fazendo com que eles procurem novos locais para se esconder.

Com cerca de 5 cm de comprimento, eles alojam-se em troncos de árvores até que o nível da água volte ao normal. Enquanto isso, ficam alinhados e alimentando-se de pequenos insectos. Para permanecer fora d´água, as suas guelras são alteradas para reter água e nutrientes, enquanto nitrogénio é expelido pela pele.

Segundo os biólogos, esta descoberta, em conjunto com "habilidade" da espécie em procriar sem a ajuda de um parceiro, talvez faça deste peixe um dos peixes mais estranhos conhecidos pelo homem. "Eles realmente não têm um comportamento normalmente encontrado em peixes", disse o biólogo americano Scott Taylor.
ue vive em árvores

Comentários