Ressaca de bebedeira de 35 litros cerveja é complicada...

Um homem de 37 anos entrou num hospital em Glasgow, na Escócia, queixando-se de uma dor de cabeça que não passava e de estar a ver tudo à roda. Os sintomas já duravam há quatro semanas, disse ele.Depois de exames e perguntas, os médicos, perplexos, deram o diagnóstico: era a maior ressaca da história da cerveja.

"O paciente não tinha antecedentes de ferimentos na cabeça ou perda de consciência. O seu histórico médico era irrepreensível, e ele não estava a tomar medicamentos", afirmou Zia Carrim e dois outros médicos do Southern General Hospital.

A temperatura e a tensão arterial estavam normais. O exame neurológico deu negativo. Foi só quando um oftalmologista foi chamado é que as coisas começaram a esclarecer-se. Segundo o médico, o paciente estava com pequenas hemorragias e com os discos ópticos dilatados. "Fomos atrás então de uma história mais detalhada do paciente", afirmou Zia. Ele acabou por revelar que havia consumido 60 canecas de cerveja (cerca de 35 litros) durante quatro dias, após uma "crise doméstica".

Os médicos concluíram que a grave desidratação causada pelo álcool tinha provocado uma rara trombose cerebral (cuja sigla em inglês é CVST). O exame dos vasos sanguíneos do cérebro confirmou o diagnóstico.

O tratamento demorou mais de 6 meses para que o sangue ficasse "pronto para outra", as dores de cabeça acabassem e a visão voltasse ao normal ao azarado cervejeiro.

Redacção:7FM Fonte: The Lancet

Comentários