Cidade alemã tira todos os sinais de trânsito das ruas

As autoridades da cidade alemã de Bohmte chegaram a uma ousada conclusão sobre a melhor maneira de controlar o trânsito e aumentar a segurança nas ruas: desde quarta-feira (dia 12) todas as formas de controlo de tráfego desapareceram do centro da cidade. Semáforos e sinais vão passar a peças de museu.

Na região circulam cerca de 13.500 carros por dia. Segundo o autarca Klaus Goedejohann, agora os motoristas e peões gozam de direitos iguais, e decidirão na hora qual a melhor atitude a tomar. "O trânsito não mais dominará", disse ele.

A ideia de remover os sinais de trânsito, chamada "Espaço Compartilhado", foi desenvolvida pelo especialista em tráfego holandês Hans Monderman, com o apoio da União Europeia - que cobrirá metade dos custos da operação (cerca de 1.250.000€).

A cidade de Drachten, na Holanda, foi a primeira cobaia de Monderman. Ele tirou todo e qualquer tipo de sinalização de trânsito. Até as calçadas foram sacrificadas. "Lá foi um sucesso", garante o autarca da pequena Bohmte.

Redacção:7FM Fonte: G1/Reuters

Comentários