Mascote nazista afinal era... judeu!

Um menino judeu que viu toda a sua família ser morta durante a Segunda Guerra Mundial acabou por ser adoptado pelas SS nazistas e, segundo ele, tornou-se “mascote” do grupo.

Alex Kurzem mudou-se para a Austrália em 1949 e guardou durante décadas os segredos do passado, agora revelados no livro "A Mascote".

"Eles deram-me uma farda, uma pequena arma e uma pequena pistola", disse à BBC.

"Eles pediamme para fazer pequenos trabalhos - engraxar sapatos, trazer água ou acender a lareira. Mas o meu principal trabalho era entreter os soldados. Fazê-los um pouco mais felizes."

A história...

Em 20 de outubro de 1941, a vila onde Alex morava com a família na Bielorússia foi invadida pelo Exército alemão. O menino de cerca de cinco anos viu todos os homens do local a serem enfileirados e executados. Entre os mortos, estava o seu pai. "Eu não queria morrer, então no meio da noite eu tentei escapar. Dei um beijo na minha mãe e corri para as colinas ao redor da vila."

Naquele dia, a sua mãe, o seu irmão e a sua irmã foram mortos. Alex ficou escondido na floresta, tentando não fazer nenhum barulho. Depois que os tiros pararam, ele procurou ajuda. "Eu batia nas portas das pessoas e eles davam-me pedaços de pão, mas diziam-me para ir embora. Ninguém me acolheu", disse Alex.

Depois de nove meses na floresta, um homem entregou-o à polícia local, que mais tarde foi incorporada nas SS nazistas. Naquele mesmo dia, havia pessoas estavam nas filas para serem executadas e Alex pensou que havia chegado a vez dele.

"Havia um soldado perto de mim e eu perguntei: 'Antes de você me matar, poderia me dar um pedaço de pão?' Ele me olhou e me levou para trás do prédio da escola. Examinou-me com cuidado e viu que eu era judeu. 'Isto não é bom', ele disse."

"Olha, eu não te quero matar. Mas se eu te deixar aqui, vais morrer", disse o soldado. "Vou levar-te comigo, dar-te um novo nome e dizer ao outros soldados que és um órfão russo."

A partir daquele momento, Alex tornou-se num símbolo do nazismo e aparecia em filmes da época como "o nazista mais jovem do Reich".

Em 1944, quando os nazistas estavam perto da derrota, Alex foi entregue a uma família da Letónia. Cinco anos depois, ele conseguiu chegar à Austrália e decidiu manter o seu passado em segredo. Nem mesmo a sua esposa australiana, Patricia, sabia o que ele tinha passado, o que só aconteceu em 1977.

Depois de visitar a vila onde ele nasceu, na companhia do seu filho Mark, eles descobriram que o seu nome verdadeiro era Ilya Galperin e recuperaram um filme no arquivo da Letónia em que Alex aparecia com afarda completa da SS.

Redacção:7FM Fonte: BBC Brasil

Comentários