43% dos homens russos morrem por excesso de consumo de álcool

Investigadores britânicos estimam que quase metade das mortes de homens em idade para trabalhar na Rússia ocorrem por causa do consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Entre esses produtos estão cerveja, vinho e bebidas destiladas, mas também extractos de ervas vendidos em farmácias, loção pós-barba e produtos para limpeza, que são de fácil acesso e contem até 97% de álcool, segundo o estudo publicado na revista Lancet.

A expectativa média de vida dos homens russos é "excepcionalmente baixa" - 59 anos - em comparação ao dado relativo às mulheres, que é de 72 anos. A mortalidade dos homens em idade para trabalhar é 3,5 vezes maior do que a do mesmo grupo na Grã-Bretanha.

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas tradicionais como cerveja, vinho e destilados ou de produtos contendo álcool causou 43% das mortes. Homens que ingeriam grandes quantidades de bebidas alcoólicas ou consumiam produtos que continham álcool tinham uma probabilidade seis vezes maior de morte do que homens abstêmios ou que consumiam as bebidas tradicionais em moderação.

Os que bebiam especificamente outros produtos que continham álcool tinham nove vezes maior probabilidade de morte do que os demais.

Redacção:7FM Fonte:BBC Brasil

Comentários