(Propostas) Leis estranhas pelo mundo (2)

Continuando a série "Leis Estranhas pelo mundo”…Desta vez vamos até ao país irmão: Brasil!
No Brasil são apresentadas em cada legislatura (de 4 anos) cerca de 20.000 propostas de lei. Dessas, cerca de 1/3 são projectos de lei. Dez por cento dos projectos de lei apresentados são os “mais exdrúxulos possíveis”!O Professor Irapuan Teixeira (PP-SP) e Elimar Máximo Damasceno (Prona-SP) são autores dos projectos mais bizarros que tramitam na Câmara dos Deputados.

Professor Irapuan Teixeira (PP-SP)
  • O primeiro foi o Projecto de Lei 3857/2004, apresentado em 24 de junho de 2004, que propõe que todo preso condenado a mais de 30 anos de prisão deve ser obrigado a doar um dos órgãos duplos que possui. Em troca, ele teria a sua pena reduzida pela Justiça. A proposta não foi aprovada.
  • Não satisfeito com o arquivamento da proposta, Irapuan voltou à carga, em 11 de maio de 2005, com outro projecto polémico, o PL 5198/2005, que obrigava a adopção da Bíblia como livro didáctico de história nas escolas de ensino médio do País. A proposta acabou por ser rejeitada. O projecto foi arquivado.
  • Irapuan não se deu por vencido e, no dia 18 de maio de 2005 apresentou o Projecto de Lei 5257, que propõe a regulamentação da profissão de Naturólogo. A proposta foi encaminhada e ainda aguarda decisão mas provavelmente vai ser… recusada!

Elimar Máximo Damasceno (Prona-SP).

  • São dele as propostas de criação dos dias da Gratidão, do Sacerdote, da Cruz Vermelha Brasileira, Esperança e da Verdade.
  • Os projectos dos dias do Sacerdote e da Gratidão foram arquivados pela Mesa da Câmara. Já o projecto do Dia da Cruz Vermelha aguarda designação de relator na Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
  • O Dia da Verdade também recebeu parecer contrário do relator Gastão Vieira (PMDB-MA) na Comissão de Educação e Cultura. Segundo o autor, o Dia da Verdade, que seria comemorado em 1º de outubro, serviria como contraponto ao dia da mentira, comemorado no dia 1º de abril. "O objectivo é o de promover aquilo que impulsiona o ser humano: o encontro consigo mesmo, com a verdade", justifica o parlamentar.
  • Já o Projecto de Lei 2786/2003, que cria o Dia da Esperança, a ser comemorado no dia 31 de dezembro, foi aprovado por unanimidade na Comissão de Educação e Cultura e aguarda designação de relator na CCJ. A justificativa do autor: "No mundo de hoje, tão conturbado por actos de violência de todos os tipos, mais do que nunca é preciso cultivar a esperança".
  • No dia 9 de setembro de 2005 Elimar voltou à carga e apresentou o Projecto de Lei 5872/2005, que proíbe a mudança de prenome em casos de transexualismo. A proposta foi apensada ao Projecto de Lei 70/1995, de autoria do então deputado José Coimbra (PTB-SP), que dispõe sobre intervenções cirúrgicas que visem à alteração de sexo. A proposta está pronta para ser votada no plenário da Câmara.
  • Em 2003, Elimar Máximo já tinha provocado polémica nesta área, ao propor o Projecto de Lei 2279, que tornava contravenção penal o beijo lascivo entre pessoas do mesmo sexo em público. A proposta acabou arquivada pela Mesa da Câmara, após tramitar pelas comissões de Constituição e Justiça e Educação.

Mário Negromonte (PP-BA):

  • Ele é autor da proposta do Dia Nacional da Baiana do Acarajé, a ser comemorado em 25 de novembro. O Projecto de Lei 2821/2003 foi apresentado em 18 de dezembro de 2003 e aguarda parecer na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Ele já passou pela Comissão de Educação e Cultura e recebeu parecer favorável do relator Luciano Leitoa (PSB-MA), em novembro de 2004.

Lincoln Portela, (PL-MG):

  • cria o Dia do Sono. Segundo o autor, "o dia do sono todo mundo poderá comemorar e, além do mais, ele é ligado à saúde”. O projecto recebeu parecer contrário das comissões de Segurança Social e Família; Educação e Cultura e Constituição e Justiça e de Redacção.

Nazareno Fonteles do Piauí:

  • O projecto de lei estabelece o Limite Máximo de Consumo e cria a chamada Poupança Fraterna, ou seja, uma poupança forçada, impondo limites nos gastos mensais de todos os cidadãos brasileiros. Pelo projecto, cada brasileiro só terá direito a gastar, mensalmente, R$ 6.359,00, em valores actuais, o correspondente a dez vezes o valor da renda per capita nacional, mensal, calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Actualmente a renda per capita do brasileiro é de R$ 7.631,00 por ano.
Redacção:7FM Fonte: ABC Politiko

Comentários

Anónimo disse…
Leis Estranhas pelo mundo: 1)Não vejo nada de estranho em querer que a Biblia seja estudada nas escolas; 2)nada de estranho em penalizar com mais rigor assassinos e criminosos; 3) Estranho sim é o blogueiro querer falar das leis brasileiras sem olhar as do seu país.
Anónimo disse…
Continuando. Essas propostas de Lei sobre o estudo da Biblia nas escolas e a penalização mais rigorosa de criminosos são de 2004 e 2005. Só agora em 2007 o blogueiro resolveu comenta-las, por que? E chama-las de esdrúxulas? É esdrúxulo estudar a Bíblia? Só que seja em Portugal meu caro pois no Brasil não é. E tem mais, a profissão de Naturólogo, outro Projeto de Lei que o blogueiro quer ridicularizar, é oriúnda de Cursos Universitários existentes e regulamentados pelo Ministério da Educação. Para finalizar: viva o Presidente Sarkozy que vai castrar na marra os pedófilos. Será que o blogueiro vai chamar o Presidente Francês de criador de leis esdrúxulas?
7FM disse…
Compreendo a sua indignação, mas não foi o "blogueiro" que inventou tais notícias! Tais notícias foram encontradas em diversos sites noticiosos brasileiros, como é referido na fonte na notícia (ABC Politiko)!
As guerras Portugal-Brasil não deviam existir...
Se conhecer algumas leis estranhas ou esdrúxulas em Portugal não hesite em as enviar! Terei todo o gosto e até prazer em as publicar.
Quanto ao presidente Sarkozy, o "blogueiro" não vai chamar nada a ninguém!
Anónimo disse…
Voltei a esse blog depois de algum tempo e li o que diz o blogueiro sobre suas fontes. 1)Sim, concordo, nada de rivalidades entre Brasil e Portugal, afinal gosto dos portugueses e de Portugal. 2)Mas, como tambem tenho meus blogs, não reproduzo simplesmente as informações que leio por ai. 3)O Brasil esta se descuidando com a Segurança Pública e por isso vi com bons olhos não só a Lei criada pelo Deputado Federal Prof. Irapuan Teixeira para penalizar assassinos confessos e já condenados mas tambem o apoio que o Deputado recebeu do Ministro Presidente do STF quanto ao rigor na criação de meios para coibir a bandidagem em nosso País. 4)Acredito que o blogueiro saiba da necessidade de se estudar; estudar a Bíblia como um livro histórico (esse o objetivo do Projeto de Lei) não seria nada ruim. 5)Quanto aos Naturólogos, os mesmos já são formados pelas universidades brasileiras a quase 20 anos e só agora um político se preocupou em regulamentar a profissão. 6)Por fim, o Presidente Sarkozy tem cumprido fielmente suas promessas de campanha; eu gostaria que todos os mandatários assim o fizessem. O blogueiro, claro, "não vai chamar nada a ninguem", como disse; portanto, não existem Leis esdrúxulas reconheceu, nem no Brasil, nem na França, nem em Portugal. Pelo menos as leis que aqui foram mencionadas. Existem sim a tentativa de alguns políticos em atender ao que pedem seus eleitores. Assim se faz no Brasil, assim deve ser feito no resto do mundo democrático, ou deveria. Um abraço.