Vídeojogos afinal fazem bem à vista!

Uma pesquisa de neurocientistas americanos, pode deixar algumas mães perplexas. Após anos de reclamações contra os jogos de vídeo, o trabalho de Daphne Bavelier e Shawn Green, da Universidade de Rochester (Estado de Nova York), chega à conclusão que a questão principal deste confronto pode não ter fundamento. De acordo com a pesquisa, pelo menos alguns tipos de jogos podem até melhorar em 20% a acuidade visual dos jogadores.
O trabalho foi publicado na semana passada, na revista científica Psychological Science. Para medir o impacto do hábito de jogar vídeojogos sobre a acuidade visual, a dupla usou um teste oftalmológico simples.

No começo, um grupo de universitários sem o hábito de jogar vídeojogos passou por este teste. Depois, eles foram divididos em dois subgrupos. Um deles jogava, durante uma hora diária, o "Unreal Tournament", um jogo na primeira pessoa que envolve massacrar adversários com uma variedade de armas. O outro grupo praticava o tradicional "Tetris", que se limita a encaixar peças que caem do alto do écran - visualmente menos complexo que o "Unreal Tournament".
Após um mês de treino, eles voltaram a ser testados. E os jogadores de "Unreal Tournament" mostraram-se bem mais capazes de identificar a orientação dos Ts - 20% melhores nessa tarefa, em média - do que eram antes do treino. Para Bavelier, a resposta está no cérebro. "Quando as pessoas jogam jogos de acção, elas estão a modificar o sistema cerebral usado para processamento visual. Esses jogos levam ao limite o sistema visual humano, e o cérebro adapta-se a isso.
Redacção:7FM Fonte: Psychological Science

Comentários