"Barbie lésbica" está causar problemas a artista plástica no Brasil

A artista plástica e designer de Curitiba(Brasil) Karin Schwarz, de 32 anos, pode ser processada por mostrar, nas suas obras, a boneca Barbie em situações que sugerem relacionamentos homossexuais(lésbicos), e às vezes em grupo. A Mattel do Brasil, subsidiária no Brasil da fabricante norte-americana das bonecas, deu prazo até hoje à noite para a artista retirar as imagens do seu site pessoal.
A indústria exige que a artista desmonte a exposição "Bárbaras Garotas", de 11 gravuras digitais da série, expostas num bar, em Curitiba. As gravuras digitais são uma composição da artista, que primeiro monta a instalação com as bonecas, depois fotografa as "cenas" e passa para o computador. A imagem é manipulada no computador. A artista acrescenta cores e formas e volta a imprimir em papel fotográfico.
De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, Schwarz não obedeceu a uma notificação extrajudicial entregue na sexta-feira. A artista disse ontem que não pretende interromper a exposição, prevista até 30 de setembro, nem retirar as imagens do site (www.karuska.com). O dono do bar, Odilon Merlin, afirmou que a designer tem o espaço garantido no prazo agendado.

Comentários