Tecidos inteligentes monitorizam saúde

Cientistas europeus estão a desenvolver roupas que, segundo eles, serão capazes de monitorizar a saúde de quem está a usar os tecidos.
Os "tecidos inteligentes" contêm sensores embutidos projectados para monitorizar fluidos corporais como sangue e suor. A pesquisa foi divulgada na revista especializada The Engineer.
O programa Biotex, custeado em parte pela União Europeia, envolve investigadores de oito instituições.

Um protótipo de multissensor embutido está quase pronto. E o próximo passo será o teste do tecido experimental em voluntários."Sensores foram construídos e testados em laboratório. Começámos a integração destes sensores em pedaços de tecido", disse o coordenador de projeto Jean Luprano, da empresa de tecnologia suíça CSEM.


"Em breve, teremos um tecido multissensor que vai permitir a percepção de vários elementos em paralelo", acrescentou.
A primeira versão do sensor embutido em tecido será capaz de monitorizar o suor recolhendo as medidas de elementos como acidez, salinidade e taxa de transpiração.
Os cientistas esperam que a tecnologia também seja capaz de monitorizar os sinais vitais do corpo, analisar o progresso na cura de ferimentos e detectar doenças e infecções ainda no estágio inicial, apontando anormalidades no metabolismo.

Redacção:7FM Fonte: BBC Brasil



Comentários