Lojas obrigadas a cortar seios de manequins no Irão

As leis islâmicas fizeram mais uma vitima: as manequins que estão nas lojas de roupa!
Há uma semana entrou em vigor uma lei na capital do Irão (Teerão) que obriga os lojistas a cortarem os seios das manequins que expõem roupas nas vitrines. É mais uma lei com o objectivo de repreender as mulheres que desrespeitarem as regras de vestimenta islâmicas.
Um lojista disse ter recebido a ordem de cortar os seios das bonecas à mostra na vitrine da sua loja por serem muito "reveladores". Vários outros estabelecimentos foram encerrados por venderem roupas consideradas muito "ocidentais".
Desde a revolução islâmica, em 1979, o código do país exige que as mulheres cubram os cabelos com véus e usem roupas que escondam os contornos do corpo. Porém, nos últimos anos, muitas iranianas passaram a usar véus com cada vez mais cabelo à mostra e a vestir-se com roupas mais coloridas, casacos justos e calças que deixam os tornozelos à mostra.
Numa semana, milhares de mulheres já foram advertidas pela polícia por "não se enquadrarem no código islâmico" e centenas foram detidas por desafiar as ordens dos policias.

Redacção:7FM Fonte: BBC Brasil

Comentários